Translate

domingo, 20 de outubro de 2013

Frango Recheado com Batatas


Hoje vamos nos aventurar com esta bela receita, que é muito simples de se preparar, mas um resultado de se encher os olhos e satisfazer os paladares mais exigentes e é claro, as bocas mais nervosas. Estamos falando de nada mais nada menos que o nosso delicioso Frango Recheado com Batatas. Isso mesmo um franguinho assado, suculento por dentro, douradinho e crocante por fora, e ainda com um super-recheio a base de batatas acrescido de variados e não menos lustres ingredientes que vão acrescentar sabores e texturas esse prato que é por si, em essência uma verdadeira refeição completa.
Então vamos a nossa receita:
Ingredientes:
Frango:
1 Frango inteiro (2,5 Kg)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva
Recheio:
2 batatas medias (1/2 kg)
1 Cenoura (200g)
200g Bacon
200g Presunto cozido
1 Xicara Azeitonas verdes
1 Cebola média
4 Dentes de alho
1/2 Colher (chá) de tomilho desidratado
1/2 Colher (chá) de orégano desidratado
1 Envelope de caldo de galinha em pó
Cheiro verde
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Desossar o frango deixando as pontas de coxas e asas. Tome cuidado para não cortar ou rasgar a pele do frango (e nem a sua)!
Pique o bacon em cubinhos e ponha para fritar lentamente na própria gordura, em fogo baixo. Quando estiver frito, retire da panela deixe escorrer a gordura e reserve.
Pique as batatas, a cenoura a cebola e o presunto em cubinhos.
Pique também o alho e o cheiro verde, reserve.
Refogue o alho com um pouco da gordura do bacon e acrescente a cebola. Continue a refoga até que a cebola esteja levemente dourada.
Em uma tigela coloque todos os ingredientes picados, acrescente a refoga do alho e cebola, acrescente o bacon frito e tempere com o tomilho, o orégano, o caldo de carne em pó a pimenta do reino e corrija o sal a gosto.
Com agulha e barbante, costure a abertura da parte do pescoço do frango.
Recheie o frango lembrando-se de empurrar bem o recheio da abertura até as extremidades do frango para ficar firme, inclusive dentro das coxas.
Após recheado, costure a abertura com agulha e barbante. De algumas voltas com o barbante em torno do frango e amarre-o, para segurar as coxas e asas e dar estrutura evitando que o frango se rasque enquanto asse. Tempere esfregando sal e pimenta do reino em toda a superfície do frango e pincele com um pouco de azeite também. Leve para assar por aproximadamente 1 hora e meia a 210°C.
Depois de assado, deixe descansar fora do forno por pelo menos 10 minutos antes de servir.
Dica:
Peça para o seu açougueiro desossar o frango ou assista no youtube alguns dos milhões de vídeos explicando como desossar. Realmente não é tão difícil quanto parece. 
Pode também variar o recheio, acrescentando a batata outros acompanhamentos combinados como linguiças ou embutidos como calabresas, toscanas, salames, pode ter queijos como muzzarelas, provolones requeijão, catupiry, ou outros vegetais e verduras como cogumelos, palmitos, espinafre, escarola, brócolis ou qualquer recheio que mais lhe agrade.

Aproveitem a receita...
.
.       .
.

2 comentários: