Translate

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Pastelão Frito

.
Quem não gosta de pastel?
Um pastel de feira quentinho, de massa fininha e crocante e com aquele recheio que você mais gosta. Bom né?
Mas de vez em quando bate aquela nostalgia gustativa que vem dos sabores e texturas da comidinha da nossa infância.
Essa receita é umas dessas lembranças, que traz um pastelão feito com massinha de pão fofinha por dentro e crocante por fora e é claro, muuuito recheio. Uma Delicia !!!
Segue a nossa receita:


Ingredientes da massa:
500g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento biológico
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de leite morno
1 colher café de sal
1 colher de sopa de margarina

 
Prepare a massa:
Numa bacia ou “Bow”, coloque a xícara de leite morno, o fermento, a colher de açúcar e uma xícara de farinha de trigo. Deixe crescer, por uns 20 minutos, até formar uma espécie de esponja.
Junte a esta esponja o sal, a margarina e mais duas xícaras e meia de farinha de trigo, até que fique uma massa macia. Espalhe um pouco da farinha de trigo, que sobrou, na mesa ou outra superfície firme e sove até que ela fique lisa.
Deixe crescer novamente.

 
Para rechear, eu fiz o clássico de carne moída, mas você pode fazer do que preferir:

Recheio de carne moída:
1 Cebola bem picada
500 g de carne moída (eu usei Patinho)
1 Xícara de chá de salsinha picada
1 Tomate picado (sem as sementes)
1/2 colher de sopa de glutamato de sódio (AJI-NO-MOTO®)
Azeitonas verdes, sem caroço (pra facilitar a vida)
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Numa frigideira, já aquecida, frite a carne moída. Junte a cebola e o alho e cozinhe até murcharem, então acrescente o tomate picado. Quando já estiver bem sequinho, acrescente a salsinha e tempere com o sal, a pimenta e o glutamato de sódio.
Reserve.


Abra uma porção da massa com um rolo e corte com em quadrados ou em discos, com aqueles cortadores de massa ou como achar mais fácil.
Coloque uma ou dias azeitonas e uma generosa porção do recheio, no centro da massa aberta e feche unindo as pontas da massa apertando as bordas com um garfo.


 
Não precisa deixar crescer novamente.
Frite em óleo abundante e não muito quente (para dar tempo da massa fritar bem por dentro).

 
Agora é só servir com aquele molho de pimenta e umas Tubaínas. 
 
Outros recheios:
Pizza - Mozzarella ralada, tomates picados, sal e orégano à gosto
Queijo - Queijo mineiro
Palmito – Palmito picado, cebola picada, alho amassado, caldo de galinha (tablete), extrato de tomate, glutamato de sódio, salsinha picada, azeitonas sem caroços picadas manteiga, farinha de trigo, leite sal e pimento do reino, refogados no azeite de oliva.

Aproveitem a receita....
 

.
.       .
.

sábado, 16 de novembro de 2013

Gengis Khan

.
Desta vez vamos fazer o aclamado churrasco a Gengis Khan.
Sim, um delicioso mix de carnes, legumes e verduras grelhados no ponto certo regados com o exótico molho que também dá nome ao prato.
Tudo muito fácil e rápido se fazer. Dá para preparar os cortes com antecedência e na hora é só acender a churrasqueira colocar as porções na grelha e deixar a galera se divertir, servindo-se direto na grelha. 
segue a nossa receita:


Ingredientes (Molho Gengis Khan):
- ½ Xicara de molho shoyu
- ½ Xicara de saquê
- 1 Colher (chá) de Aji-no-moto
- 2 Dentes de alho inteiros
- 1 Maça
- 1 Cebola
- 1 Pedaço de gengibre
- Ramas de cebolinha
 
 
Modo de Preparo
Se for usar uma churrasqueira Gengis khan, já vai preparando ela, limpando a grelha, acendendo o carvão e tudo mais...
 
Prepare o molho Gengis Khan:
Descasque e pique a cebola, os dentes de alho, a maçã (e retire as sementes), o gengibre e pique finamente a cebolinha.

 
Leve todos os ingredientes ao liquidificador exceto a cebolinha e bata por uns 5 minutos, ou até os ingredientes formarem um liquido bem homogêneo.
Se preferir um molho mais fino pode coar molho com uma peneira fina ou coador de cozinha.


Ponha em um recipiente com tampa e salpique com a cebolinha picada e reserve na geladeira.

Ingredientes (Churrasco):
- Vegetais e verduras
- Carnes bovinas (mignon, contra filet, alcatra)
- Carnes suínas (mignon, pernil, lombo, bacon)
- Aves (peito ou sobrecoxa desossada de frango)
 
Pique os legumes em fatias mais ou menos finas, porque o preparo é rápido.
Eu utilizei uma cenoura, uma abobrinha brasileira, e uma berinjela, cortadas em laminas, uma cebola cortada em gomos e brócolis e couve flor em pequenos buquês cortados ao meio no sentido do comprimento e algumas folhas de acelga.

 
As carnes que utilizei foram umas 400g de filet mignon bovino e umas 300 de filet mignon suíno. Antes de cortar eu deixei uns 30 minutos no freezer para facilitar o corte. Então fatiei bem fininho mais ou menos uns ½ cm.
Fatiei também umas 200g de bacon.


Ai é só jogar em cima da grelha da Gengis Khan.
Ponha o bacon na parte mais alta da grelha, depois as carnes e em baixo os vegetais, assim os sucos e gordurinhas que vão escorrendo das carnes vão se misturando aos vegetais.
 
 
Deixe assando por uns quatro minutos e vai virando as carnes e vegetais para não tostarem. O pronto é muito rápido mesmo. Ai é só servir acompanhado com o molho Gengis Khan. 
 
 
Dica
O legal é fazer na churrasqueira Gengis Khan, mas fica bom também se fizer direto á na mesa numa daquelas panelas elétricas ou numa frigideira grande no fogão. Fica bom de qualquer jeito.
Trilha sonora, é claro que é “Dschinghis Khan” do grupo Dschingis Khan ou "Comer Comer" do nosso querido Brazilian Genghis Khan.
 
Aproveitem a receita!
 
.

.       .

.

domingo, 20 de outubro de 2013

Frango Recheado com Batatas


Hoje vamos nos aventurar com esta bela receita, que é muito simples de se preparar, mas um resultado de se encher os olhos e satisfazer os paladares mais exigentes e é claro, as bocas mais nervosas. Estamos falando de nada mais nada menos que o nosso delicioso Frango Recheado com Batatas. Isso mesmo um franguinho assado, suculento por dentro, douradinho e crocante por fora, e ainda com um super-recheio a base de batatas acrescido de variados e não menos lustres ingredientes que vão acrescentar sabores e texturas esse prato que é por si, em essência uma verdadeira refeição completa.
Então vamos a nossa receita:
Ingredientes:
Frango:
1 Frango inteiro (2,5 Kg)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva
Recheio:
2 batatas medias (1/2 kg)
1 Cenoura (200g)
200g Bacon
200g Presunto cozido
1 Xicara Azeitonas verdes
1 Cebola média
4 Dentes de alho
1/2 Colher (chá) de tomilho desidratado
1/2 Colher (chá) de orégano desidratado
1 Envelope de caldo de galinha em pó
Cheiro verde
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Desossar o frango deixando as pontas de coxas e asas. Tome cuidado para não cortar ou rasgar a pele do frango (e nem a sua)!
Pique o bacon em cubinhos e ponha para fritar lentamente na própria gordura, em fogo baixo. Quando estiver frito, retire da panela deixe escorrer a gordura e reserve.
Pique as batatas, a cenoura a cebola e o presunto em cubinhos.
Pique também o alho e o cheiro verde, reserve.
Refogue o alho com um pouco da gordura do bacon e acrescente a cebola. Continue a refoga até que a cebola esteja levemente dourada.
Em uma tigela coloque todos os ingredientes picados, acrescente a refoga do alho e cebola, acrescente o bacon frito e tempere com o tomilho, o orégano, o caldo de carne em pó a pimenta do reino e corrija o sal a gosto.
Com agulha e barbante, costure a abertura da parte do pescoço do frango.
Recheie o frango lembrando-se de empurrar bem o recheio da abertura até as extremidades do frango para ficar firme, inclusive dentro das coxas.
Após recheado, costure a abertura com agulha e barbante. De algumas voltas com o barbante em torno do frango e amarre-o, para segurar as coxas e asas e dar estrutura evitando que o frango se rasque enquanto asse. Tempere esfregando sal e pimenta do reino em toda a superfície do frango e pincele com um pouco de azeite também. Leve para assar por aproximadamente 1 hora e meia a 210°C.
Depois de assado, deixe descansar fora do forno por pelo menos 10 minutos antes de servir.
Dica:
Peça para o seu açougueiro desossar o frango ou assista no youtube alguns dos milhões de vídeos explicando como desossar. Realmente não é tão difícil quanto parece. 
Pode também variar o recheio, acrescentando a batata outros acompanhamentos combinados como linguiças ou embutidos como calabresas, toscanas, salames, pode ter queijos como muzzarelas, provolones requeijão, catupiry, ou outros vegetais e verduras como cogumelos, palmitos, espinafre, escarola, brócolis ou qualquer recheio que mais lhe agrade.

Aproveitem a receita...
.
.       .
.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bolinhos de Salmão

.
Hoje eu fiz bolinhos de salmão....que Delicia!!!!
Esses bolinhos ficam incrivelmente crocantes, sequinhos e dourados por fora e por dentro, textura fantástica e uma explosão de sabores em cada mordida, uma verdadeira festa para o paladar.
Muito fácil de fazer, só dá um trabalhinho na hora de picar bem os legumes, depois é só misturar tudo, fritar e degustar com “Uma bem gelada”. Quer mais fácil que isso?
Então segue a nossa receita:


Ingredientes:
1 Batata Asterix média (200g)
400g de filé de salmão sem pele e espinhas
½ Cebola média picadinha
⅓ Xícara de pimentão vermelho picadinho
⅓ Xícara de pimentão amarelo picadinho
1 Pimenta dedo de moça picadinha
⅓ Xícara de salsinha/cebolinha picadinha
3 Colheres de sopa de farinha de trigo
2 Colheres de sopa de azeite extra virgem
1 Ovo de galinha (somente a gema)
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a batata com casca até ficar macia. Retire do cozimento, descasque a batata e amasse-a com um garfo, ainda quente até forma um purê, reserve.
Tempere o salmão com sal e pimenta do reino. Leve o salmão ao forno pré-aquecido por 5 minutos. Desfie o salmão e reserve.
Pique em cubinhos minúsculos, mais batidinho possível, a cebola, os pimentões e a pimenta dedo de moça, mas retire todas as sementes e aquela parte branquinha que segura as sementes da pimenta. Pique também a salsinha e cebolinha.
Numa panela, aqueça o azeite e refogue a pimenta dedo-de-moça. Acrescente a cebola e continue a refoga até a cebola começar a ficar transparente e então acrescente os pimentões. Deixe cozinhar por mais 3 minutos, retire do fogo e reserve até esfriar.
Misture, em uma vasilha, misture o salmão desfiado, a batata amassada, os legumes refogados, a salsinha e cebolinha picados, a gema de ovo e a farinha de trigo. Tempere tudo com a pimenta do reino e acerte o sal. Misture tudo muito bem até formar uma massa bem homogênea.
Cubra a massa com um filme de PVC e deixe essa massa à geladeira por 30 minutos.
Retire a massa da geladeira, retire porções de aproximadamente uma colher de sopa e com as mãos levemente umedecidas com água modele as bolinhas todas do mesmo tamanho. 
Frite-os em óleo quente de 4 ou 5 bolinhos de cada vez. Deixe os escorrer em papel absorvente.
Sirva-os logo em seguida com fatias de limão siciliano, molho de pimenta ou com oquê quiser.
Dica:
Se quiser pode substituir o salmão por outro peixe, tipo bacalhau fresco, tilápia ou até mesmo carne de siri (que não é peixe né).
Frite e sirva imediatamente, fica melhor quando ainda está quente.
Pode congelar também (duvido que sobre pra congelar), e na hora de descongelar, leve direto para fritar, mas não deixar o óleo muito quente, assim o bolinho não fica queimado por fora e gelado por dentro.
Aproveitem a receita...

.
.       .
.

domingo, 4 de agosto de 2013

Espeto de Rojão

.
Mais uma tradicional receita da nossa cozinha caipira, o tal do Espeto de Rojão. Feito de carne de porco, a receita original contem ao todo nove ingredientes, mas é claro você pode dar o seu toque de chefe também.
Este espeto de rojão é uma deliciosa iguaria criada em Ribeirão Grande, interior de São Paulo, na região de Capão Bonito e uma especialidade a mais para aquele churrasco de final de semana.
É rapidinho de fazer e o preparo é muito fácil, mas não conta o segredo, assim valoriza o talento do churrasqueiro!
Segue a nossa receita:


Ingredientes:
1 kg de pernil de porco moído (ou lombo)
3 colheres (sopa) de farinha de milho (já peneirada)
1 colher (sopa) de vinagre
½ cebola (bem picada)
1 ovo
4 dentes alho (picados e amassados)
½ xicara (chá) de cheiro verde picado
1 limão (suco)
Sal e pimenta do reino a gosto
Espetos de madeira de eucalipto (cabo de vassoura, “maisomenos” 23 cm)
Barbante de algodão (2m para cada rojão)
Modo de preparo:
Misture muitos bem todos os ingredientes, trabalhando com as mãos, para que a massa fique bem compactada. Reserve na geladeira por pelo menos uma hora antes de modelar os rojões.
 Enrole a carne em volta do espeto e modele-o até que fique no formato de um rojão. Amarre uma ponta do cordão na parte de baixo do rojão (meio do espeto) e enrole em volta do rojão, para segurar a carne no espeto.
Agora é só levar à churrasqueira.
Enrole em um papel alumínio e leve a churrasqueira a media altura, na grelha, por uns 15 minutos, virando na metade do tempo.
Retire do papel alumínio e deixe continuar assando, até ficar bem dourado por fora.
Sirva imediatamente com um limãozinho, um pãozinho, ou como preferir. Fica ótimo para petiscar e abrir o churrasco!
Dica:
Esta receita rende dois rojões caprichados.
É trabalhe com a massa gelada, e mantenha os rojões refrigerados até a hora de assar.
Dá para fazer e congelar, só tem que cortar os espetos num tamanho que caiba no “Freezer” e que também caiba na churrasqueira depois.
Aproveitem a receita!!!
.
.       .
.