Uma carne impressionante macia suculenta e muito saborosa, o nosso Filet Pirulito é extremamente saboroso e requer pouquíssimos ingredientes.
Também conhecido como noix, entrecorte, prime rib, file de costela ou beef de ancho. Trata-se de um corte da ponta do contrafilé, com fibras curtas e uma gordurinha que a rodeia e a marmoreia e que concede um sabor inacreditável, tornando o um dos mais nobres cortes bovinos.
Geralmente é preparada como churrasco ou na grelha, mas nesse caso ela vai para frigideira e forno.
Segue a nossa receita:
Ingredientes:
1 Filé de ancho com osso (600g)
1 Cabeça de alho (dentes grandes)
1 Taça de vinho branco(seco)
½ xícara de azeite de oliva
½ colher de sopa de alho frito (daqueles industrializados mesmo)
1 colher de sopa de sal flor de sal (pode usar sal grosso)
Grãos de pimenta do reino
Ramos de alecrim
Tomilho (eu usei o desidratado porque não tinha o fresco)
Folhas de louro
Modo de preparo:
Em uma frigideira que possa ir ao forno (utilizei uma forma retangular alta), deite um fio generoso de azeite e aqueça no fogão a fogo médio.
Ponha no azeite, já aquecido, as folhas de louro, os ramos de alecrim e os dentes de alho (inteiros e com a casca), até começarem a soltar os aromas.
Retire a frigideira do forno e coloque o filé num prato e deixe-o descansar por no mínimo uns 5 minutos, para que os sucos da carne migrem para o centro do filé.
Ponha a frigideira (ou forma), com aquele fundo da carne e os demais temperos, novamente no fogo e deixe aquecer.
Deite a taça de vinho, para fazer o deglace e deixe o molho ferver bem lentamente, para que reduza e forme o molho, reserve.
Corte a carne em fatias contra as fibras e sirva regada com o molho e com os dentes de alho assados maravilhosamente macios e adocicados.
Servi acompanhado também por dois tipos de salsas argentinas: o chimichurri simples e o criollo e umas pimentas biquinho em conserva.
Aproveitem a receita...
.
. .
.