Translate

domingo, 1 de maio de 2016

Otsumami

( aperitivo de amendoin, miojo e Irikô )

Sim, é o nosso bom e velho Miojinho de cada dia, só que numa receita para quem gosta de aperitivos, (e quem não gosta?) e ainda tem a desculpa de ser bastante nutritivo.  Delícia de sancks, salgadinhos com uma pegada de tempero japonês, texturas crocantes e sabores combinados que torna essa receita um interessantíssimo tira-gosto. Certamente você vai apreciar essa receita e vai querer ter sempre à mão uma porção desta iguaria (e na outra mão uma cervejinha bem gelada, pois não).
Segue a nossa receita:
Ingredientes:
1 pacote de Miojo Lámen (80g)
1 xícara (chá) de soja torrada (80g)
3 dentes de alho descascados e cortados em lâminas
2 xícaras (chá) de amendoim
2 colheres (sopa) de sementes de gergelim
½ xícara (chá) Iriko (peixinho seco japonês)
3 folhas de Nori (alga marinha)
1 sachê de Hondashi
1 colher (sopa) de óleo de soja
 ½ colher (chá) de óleo de gergelim torrado
1 colher (café) de Ajinomoto
Sal a gosto

Modo de preparo:
Quebre o Miojo  em pequenos grumos, mas cuidado para não esfarelar demais. Reserve.
Dobre e corte as folhas de Nori em quatro tiras e cote-as em tirinhas bem fininhas com a ajuda de uma faca ou uma tesoura. Reserve.

Em uma frigideira, deite o óleo de soja e o óleo de gergelim e o alho laminado e uma pitada de sal. Deixe fritar em fogo baixo, mexendo sempre até começar soltar os aromas.
Coloque na frigideira Miojo e deixe ele fritar um pouco, mexendo sempre então acrescente o amendoim e a soja torrada e continue mexendo sempre, com uma colher ou espátula até o amendoim começar a partir aquela pelinha vermelha.

Acrescente as sementes de gergelim, a alga Nori e o peixinho Iiriko. Tempere com o Hondashi, e a Ajinomoto. Se necessário acrescente uma pitada a mais de sal, mas lembre de se que o Iriko já é salgado.
Continue mexendo e virando para que a alga fique bem sequinha e crocante e todos os sabores se misturem completamente. Deixe esfriar e acondicione num recipiente seco e fechado.

Sirva em porções acompanhadas de cerveja gelada, refri e amigos.

Aproveitem a receita...

.
.       .
.

domingo, 20 de março de 2016

Bolovo

"Bolovo II, a missão"
Não há limites para as possibilidades e iguarias oriundas desta que é uma das mais importantes instituições nacionais. O boteco.
Hoje viemos resgatar deste nicho, aquele que não é tão somente um bolinho e nem tão pouco um ovo, mas sim o magnifico “Bolovo”.
Tá bom, este não é uma especialidade nossa. Aqui nos bares da vida, nos conhecemos também como Bolovo mas la em Londres, na Inglaterra é conhecido como "Scoth-Egg".
Nós já mostramos aqui no Já Fiz uma receita de Bolovo, com aquela massinha de coxinha, mas este é diferente. Feito com um mix de carne com linguiça envolvendo um ovo cozido com gema ainda molinha e depois empanado e frito. Delicia!!!
Segue a nossa receita:
Ingredientes:
400 g de carne moída
300g de linguiça de pernil esfarelada
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
Cheiro-verde picado
Sal e pimenta do reino moída
Gotas de molho de pimenta tabasco
6 ovos cozidos e sem casca
Para empanar:
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos batidos
1 xícara de farinha de rosca
Óleo (para fritar)
Preparo
Em uma tigela adicione a Carne moída, a Linguiça esfarelada e misture a cebola, ao alho, ao cheiro verde.
Tempere com o molho de pimenta, sal e pimenta do reino a gosto.
Misture bem até formar uma massa homogênea.
Leve a geladeira e deixe descansar por 30 minutos no mínimo.
Enquanto isso leve uma panela com água e uma colher de vinagre, ao fogo para aquecer.
Quando estiver fervendo, coloque os 6 ovos, que devem estar em temperatura ambiente, para cozinhar. Deixe cozinhando por 6  minutos para deixa-los com a gema ainda mole. Se quiser a gema mais dura, deixe cozinhando por 7 minutos ou mais.
Em seguida coloque os imediatamente em água gelada para interromper a cocção.
Descasque cuidadosamente os ovos e reserve.
Estenda uma folha de filme plástico sobre um prato e coloque uma porção da massa, mais ou menos do tamanho do ovo. Coloque outra folha de filme plástico sobre a massa e achate-a regularmente com aproximadamente meio centímetro de espessura.
Passe o ovo descascado pela farinha de trigo.
Retire a folha de filme e envolva o ovo nesta massa, modelando o bolinho. Se precisar retire o excesso de massa.
Passe os bolinhos na Farinha de Trigo, nos Ovos Batido e na Farinha de Rosca. Passe novamente no Ovo Batido e na Farinha de Rosca para empana-los.
Aqueça o Óleo até que fique bem quente (aprox. 150ºC) e frite os Bolinhos completamente imersos no óleo.
Coloque para escorrer em papel toalha e sirva ainda quentes.
Aproveitem a receita.
.
.       .
.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Moqueca Capixaba com Pirão

.
Moqueca capixaba é um prato tipico do Espirito Santo. E para ser cahmada de autêntica, além de se usar os ingredientes originais, tem que ser feita na panela de barro. E para servir basta os acompanhamentos basicos : arroz branco, pirão e um molho de pimenta no capricho e você terá uma refeição nos trinques!!!
Segue a nossa receita.
Ingredientes:
1,2kg de postas de Badejo
400g de camarões grandes
2 Limões
4 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Base da moqueca:
6 tomates maduros
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão amarelo grande
1 cebola grande
1 maço de coentro
1 maço cheiro verde (salsinha e cebolinha)
2 pimentas dedo de moça
5 colheres de sopa de azeite de urucum
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 limão
sal
Azeite de Urucum:
450 ml de óleo de milho
125g de urucum
Pirão:
1 xicara de farinha de mandioca
2 colheres de sopa de azeite de urucum
300g de badejo
2000g de camarões
3 xicaras de caldo de peixe.
1/2 maço de coentro picado
1/2 maço de salsa e cebolinhas picados
1/2 cebola picada
1 tomate picado
2 dentes de alho picado
1 pimenta dedo de moça picada e sem sementes
2 colheres de sopa de azeite de Urucum
Sal a gosto


Prepare a Moqueca:
Em uma vasilha, disponha as postas de Badejo e tempere com com o alho esmagado, o suco de um limão, sal e pimenta do reino. Faça o mesmo com o camarão limpo. Deixe marinando por pelo menos 30 minutos.
Enquanto isso, pique os ingredientes da base da moqueca. Retire as sementes dos pimentoes e corte em cubinhos pequenos. Retire as sementes das pimentas e pique em pedacinhos também. Pique a cebola o alho, o cheiro verde e reserve.
Leve uma panela de barro ao fogo alto e coloque as três colheres de azeite de oliva e deixe aquecer.
Coloque o alho e a pimenta dedo de moça picados e deixe fritar por 2 minutos.
Quando já estiverem soltando os aromas, coloque uma parte dos vegetais picados na panela.
 Sobre essa base, deite as postas do Badejo e espalhe os Camarões também.
Esplhe o restante dos vegetais sobre os peixes, cobrindo todos.
Deixe cozinhar.
Quando abrir fervura, corrija o sal, acrescente o suco de um limão e regue com as colheres do azeite de Urucum.
Desligue o fogo e tampe a panela. na hora de servir espalhe uma boa quantidade de cheiro-verde picado sobre a moqueca.

Prepare o Pirão:
Para o pirão o processo é quase igual.
Numa panela de barro, frite no azeite a pimenta e o alho.
Acrescente os vegetais picados os peixes, o azeite de urucum e o caldo de peixe.
Cozinhe até que a carne do peixe ficar macia, quase desmanchando.
Experimente e corrija o sal. Acrescente a farinha, mexendo sempre para não embolar.
Sirva imediatamente.

Prepare o azeite de Urucum:
Ponha para ferver, numa panela, as sementes de Urucum e o óleo de milho.

Depois de  fervido e o oleo estar impregnado com a coloração do urucum, desligue o fogo e deixe esfriar. Quando estiver frio, Coe com uma peneira fina e acondicione o azeite num vidro com tampa.
Pode guardar esse azeie por muito tempo e utilizar em varias outras receitas.

Aproveite a receita.

.
.       .
.



quarta-feira, 22 de julho de 2015

Sopa de Mandioquinha

.
Hummm...
Nada melhor, para os dias mais frios, que uma sopinha bem quente para aquecer e deixar mais feliz a nossa barriguinha. E se for uma sopa de mandioquinha com carne seca? Aí começa a ficar interessante né?
A mandioquinha, este sensacional tubérculo, que também atende pelo nome de batata salsa, batata baroa ou arracacia xanthorrhiza é que nos traz a cremosidade e o sabor marcante e adocicado fazendo a base desta receita.
Apesar de simples e com poucos, ingredientes a combinação transforma-se em um caldo sedoso e ao mesmo tempo suave e muito saboroso. É Sucesso Garantido!!!!
Segue a nossa receita: 

Ingredientes:
1Kg de mandioquinha
500g carne de sol
1 cebola grande
5 dentes de alho
 ½  litros de água quente
2 colheres de sopa de azeite
2 cubos ou saches de caldo de galinha
1 buquê garni
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de amido de milho (se precisar engrossar)
Modo de preparo:
Corte a carne seca em cubos e cozinhe por trinta minutos na panela de pressão.
Desfie em lascas e limpe a carne retirando as gorduras e cartilagens e reserve.

Descasque as raízes de mandioquinha e corte em rodelas da mesma espessura, descasque e pique a cebola a brunoase e descasque e amasse os dentes de alho e pique as cebolinhas. Reserve.
Numa panela grande, refogue a cebola e o alho no azeite e quando já estiverem transparentes, acrescente a mandioquinha.
Continue cozinhando, mexendo sempre com uma colher de pau, até que a mandioquinha adquira uma coloração mais amarelada e transparente.
Acrescente água quente, os cubos de caldo de galinha e deixe cozinhar por 20 minutos.
Retire a panela do fogo e coma ajuda de um amassador ou um mixer, triture os pedaços da mandioquinha que ainda estiverem inteiros.
Volte a panela ao fogo baixo, acrescente a carne seca desfiada, o buquê garni e deixe cozinhar por mais uns 20 minutos.
Retire o buquê garni, tempere o caldo com a pimenta do reino e cebolinha picada. Corrija o sal se necessário. Se preferir um caldo mais liquido, acrescente mais água, se quiser um creme mais grosso, dilua uma colher de sopa de amido de milho num copo de água e despeje a mistura na panela, mexendo sempre para não empelotar.

Sirva com torradas, queijo parmesão ralado, molho de pimenta, etc....

Aproveitem a receita...

.
.     .
.